Como Mulheres Fazem Apresentações Incríveis

admin

Texto escrito originalmente para o site do Jogo De Damas. By Erica Martinovski

Há algumas semanas tivemos o lançamento do Dia Global do Empreendedorismo Feminino e nada melhor que comemorar colocando foco em detalhes especiais para ativar apresentações incríveis com aquele toque feminino especial.

Bem, vamos direto ao ponto: em outras postagens já tenho comentado dicas bacanas para apresentações e cuidados importantes na hora de falar em público, então, quero agora ressaltar e acrescentar diferenciais femininos que deixam as apresentações mais encantadoras. Desenvolva e mantenha atenção nessas 5 potencialidades das mulheres que as diferenciam no momento de se expressar:

Pitch

Capacidade de observar detalhes
Temos uma incrível percepção para os detalhes. Isso nos habilita a trazer para nossa fala peculiaridades e detalhes que podem dar um toque especial, como quando escolhemos exemplos que demonstrem o que falamos contado algo peculiar e divertido de nossa experiência. Podemos extrair sorrisos e leveza da platéia contando pequenos detalhes de nossas histórias, sem perder o foco da apresentação, e sempre mantendo um bom fio condutor. Mulheres são hábeis em lidar com muitos assuntos ao mesmo tempo e manter o rumo. Apenas é preciso dosar esses momentos para não distrair o público, mas sim torná-lo coadjuvante do que você gostaria que ele imaginasse enquanto você fala.

Sensibilidade e percepção
Mesmo em cima do palco podemos medir a temperatura de nossa plateia e verificar se precisamos manter uma expressão corporal mais descontraída, e reduzir a velocidade de fala para que possamos criar mais vínculo com o público, aproveitando juntos o momento, ou, se precisamos manter uma expressão mais firme e determinada (bem em cima do salto), com objetividade e tom de voz expressivo e estável para lidar bem com aquelas plateias mais difíceis, que estão testando nosso conhecimento e desenvoltura. Mulheres percebem e sentem rapidamente em que tipo de ambiente estão inseridas e, se ouvirem sua intuição, podem se preparar para se colocar da melhor forma nesse contexto, sempre lançando mão de estratégias que transmitam mais descontração ou seriedade, conforme for necessário.

Flexibilidade
O aspecto anterior me recorda que podemos ser muito flexíveis! Naturalmente o corpo feminino é mais maleável e adaptável: alonga, estica, espreguiça. Essa flexibilidade é reflexo também da constituição do pensamento e podemos usar isso a nosso favor em nossas apresentações. Se conhecemos nosso público podemos adaptar pequenos trechos de nossas falas, inserindo exemplos e contextualizando de forma quase personalizada. Basta que busquemos estar atualizadas sobre as informações gerais e as informações específicas sobre o tipo de público que estaremos atingindo, que seja sua cultura, crenças ou interesses. Isso também cria vínculo pois nos aproxima da plateia e os faz sentir mais íntimos, assim como percebem que há interesse verdadeiro na interação.

Determinação e persistência
Bem, mulheres, vocês lembram daqueles momentos em que trabalham, cursam a faculdade e voltam pra casa ainda tendo que arrumar e cuidar das crianças lidando com sua separação e ajeitando a semana da escola das crianças sozinha? bem, nem todas vivemos isso, mas esse discurso (mesmo com a evolução da divisão de responsabilidades entre gêneros) ainda é frequente. Essa realidade ainda visível. Se você buscar inspiração nessas mulheres sempre encontrará aquelas chamadas guerreiras, porque de fato tem determinação e persistência para fazer o seu melhor. Então, usemos essa força, essa energia, para preparar nossas apresentações. Não tenha medo ou preguiça de repassar 100 vezes o que preparou. Revise, ensaie, corte o que não estiver fluindo. Lembre que menos é mais em termos de excesso de informação, tanto falada quanto visual. Mas não deixe de buscar boas referências para sua apresentação, e para isso é preciso estar determinada a manter-se bem atualizada e situada no que está apresentando. Seja determinada em mostrar o melhor de você.

Expressividade corporal
E finalmente, mantenhamos o foco no fato de que mulheres costumam ter uma expressão corporal não muito espaçosa e conseguem variar muito habilmente a expressão facial. Numa apresentação, num palco, esse tipo de expressividade corporal pode ser um grande aliada. Com gestos corporais menores, movimentando menos braços e pernas, é possível trazer mais atenção para o rosto e mostrar maior elegância corporal. Isso é muito atraente para quem assiste, denota um gestual magnético e pode trazer o foco da atenção para os movimentos da boca e dos olhos. Então, você pode explorar os sorrisos empáticos e os olhares firmes, ou com movimentos de abrir e crescer o olhar, que fazem com que seu público sinta estar sendo olhado diretamente. Use os movimentos corporais econômicos e ritmados e conseguirá colocar atração naquilo que fala.

E lembre sempre destes potenciais. Experimente a feliz sensação de compartilhar aquilo que você deseja com uma plateia que está na expectativa de te conhecer um pouco melhor. Aproveite suas apresentações!

Please follow and like us:

2 Comments

  1. admin disse:

    Grata, Filomena! Este ano estarei publicando mais 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *